CAPAS PARA FANFICS NO PC (passo a passo)

                    


Quando se pretende escrever uma fanfic, um dos pontos principais, e que na maioria das vezes é a porta de entrada para leitores, é a capa
Ter uma capa bem editada e bonita pode se tornar uma dor de cabeça para muitos escritores. 
Alguns podem recorrer a aplicativos como o Photoshop ou o PhotoScape, porém, embora ambos sejam os mais utilizados por capistas, nem todo mundo consegue manuseá-los com perfeição. 
E esse é o meu caso.

Embora existam vários tutorias no YouTube e por toda a internet é fora, ao meu ver, a criação de uma capa, do zero, é basicamente uma questão de dom, por que embora eu tente, nunca consigo fazer uma capa que fique com metade da perfeição das que são feitas por capistas.

Para escritores que usam o Social Spirit, existe um grupo, onde você pode fazer o pedido de capas, e algumas garotas se disponibilizam a criar-la para você, sem nenhum custo, um trabalho completamente voluntário. 
O único problema disso é que são poucas capistas e muitos pedidos, e bem, elas também tem uma vida, o que faz com que um pedido leve até meses para ser recebido.
E para quem quer uma capa para agora, acaba se tornando um problema.

Para quem usa o Wattpad, existe um aplicativo para Android/iOs chamado Covers, que inicialmente era apenas mais uma função do site no PC, e que se tornou aplicativo na tentativa de ajudar as escritoras que usavam apenas o celular.
O único problema é que o aplicativo é bem simples, com poucas funções e não é possível fazer muita coisa nele. 


               


Dado esses fatos e a minha falta de habilidade para criar capas, eu encontrei uma forma mais rápida e prática para criar capas. 


Existe um site chamado Canva, que só pode ser acessado pelos navegadores Chrome e Mozila Firefox, se você for como eu que tem prefere o Opera, precisa de um desses dois para poder usar o site. 


                     
                       Página inicial do Canva


Ele é bem simples de usar (até uma ameba como eu consegue fazer uma capa legal lá): depois de logar, no canto esquerdo da tela tem uma barra de ferramentas cinza e nela um botão verde escrito "Criar um design", após clicar nele vai abrir uma página com uma variedade de designs com tamanhos variados. 


                      


Depois de escolher o formato que lhe agrada, ou que melhor encaixa no site que você irá utilizar, no exemplo abaixo eu utilizei o modelo Cartaz, (que pode ser utilizado em capas para o Wattpad), irá abrir uma nova página assim: 


                    


Na barra de ferramentas você pode escolher um modelo pronto e edita-lo com sua própria imagem e texto (layouts), ou pode começar um do zero (elementos, texto e fundo).
Se você optar por usar um layout que seja pago, você pode recorrer a uma coisa chamada Lightshot, que nada mais é do que um aplicativo para tirar prints da tela do computador. 
Depois de instalar o Lightshot, é só clicar na tecla Print Screen SysRq no teclado, e selecionar a parte da tela que você deseja printar e pronto. A imagem é salva na biblioteca.

(Eu irei mostrar como fazer a partir de um layout pronto, por que eu sou preguiçosa e não tentei fazer um do zero, e também por que eu sei que não iria ficar tão legal. Mas, com um exemplo tenho certeza de que vocês conseguem fazer o resto sozinhos, afinal, eu estou apenas sendo mais prática e mostrando a forma mais fácil.) 

Rolando a barra de ferramentas, você irá encontrar variados modelos de layouts.


                       


Ao clicar na imagem de fundo, você poderá redimensiona-la, clicando na tecla "Delete" ela será excluída e então essa imagem irá aparecer no lugar:


                       


Clique nela novamente e em seguida em Delete e irá ficar um fundo geralmente branco, a cor do fundo irá variar de um layout para outro, mas não tem importância. 


                         


Para colocar uma imagem de sua preferencia, basta ir na biblioteca e selecionar a imagem e arrasta-la até o site, ela irá ficar na parte de uploads da barra de ferramentas. 
Para a imagem de fundo, geralmente eu pego no We Heart It, Pinterest e Tumblr, pois é mais fácil de achar imagens sem perder muito tempo procurando, mas em alguns casos uso o Google Imagens, algumas pessoas também usam o Flickr, mas eu não posso opinar já que não uso ele.


                            


Ao clicar na imagem escolhida, automaticamente ela irá aparecer na parte em branco do seu layout.

                       


Agora é só redimensiona-la. 
Eu aconselho que vocês coloquem a imagem maior do que tamanho do layout, para evitar espaços em branco e também por que o Canva só permite aumentar os cantos, e não as laterais.


                       


Depois é só clicar em cima do texto, e edita-lo como quiser.
Você pode mudar a fonte, a cor e o tamanho, basta clicar no texto e aparecerão uma barra com essas opções, logo acima da imagem.


                     


No topo da página, existe uma barra azul com as opções de mudar o nome do arquivo(aparece o nome, hunhan nesse caso, basta clicar em cima dele para mudar), compartilhar, baixar e tornar público.


                     


Ao clicar em baixar irão aparecer essas opções:


                     


Eu uso os formatos PNG e JPG, não tem diferença entre um e outro, então vocês escolham o que preferir.
Depois de selecionar o formato, essa tela irá aparecer.


                     


Se estiver utilizando o navegador Mozila, irá aparecer essa tela e você precisa clicar na opção "Salvar arquivo (D)", do contrário, a imagem será apenas aberta no seu visualizador padrão de imagens, e não salva na biblioteca.


                     


Caso esteja utilizando o Chrome, o download da imagem será feito direto para a biblioteca.

Depois de baixar a imagem, é só utiliza-lá onde quiser!





Vou deixar o link do Canva, do Lightshot e da segunda parte desse post aqui embaixo!!
Espero ter ajudado e até a próxima ;)




**All The Lov3


att(08/05): Recentemente foi adicionado na seção Blogs e eBooks do Canva, uma opção chamada Capa de livro do Wattpad. 

Comentários

  1. Ameeei, me ajudou super <3

    ResponderExcluir
  2. como se guarda?
    e q eu n estou a conseguir

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pela ajuda! Só uma dica: o Spirit não tem mais o grupo dos capistas :(

    ResponderExcluir
  4. Valeu anjo, amei tbm meu otp como exemplo :)

    ResponderExcluir
  5. Delicia de blog, muito obrigado mesmo voce é um anjo super deu certo.

    ResponderExcluir
  6. qual tipo de design eu uso pra fanfics no Spirit?? no seu caso vc usou o "Cartaz" pro wattpad, mas pra spirit qual é melhor??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá a app Disynner e a melhor app para o spirit
      ps: nao sei se e assim que se escreve
      Espero ter ajudado bjos

      Excluir
  7. Olá eu já trabalhei com o canva eu tenho web fic e no canva fica cortada alguma solução?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TIPOS, TERMOS E SIGLAS DE FANFICS

CAPAS PARA FANFIC NO CELULAR (passo a passo)

Termos e Siglas de Fanfic - Parte 2