Plataformas para Publicar Histórias - Parte I
Já vou começar deixando claro uma coisa: nesse post, haverão apenas plataformas que eu já utilizei em algum momento ou que ainda utilizo nos dias atuais. Sei bem que existem muitas outras plataformas por ai e que talvez a plataforma que voçê goste não esteja nesta lista, irei deixar um disclaimer no final de outras opções, além dessas, afinal, cada um tem seus gostos.
1 - Wattpad
Provavelmente a plataforma mais conhecida de todas, a mais popular e também uma das mais polêmicas. A plataforma existe desde 2006 mas eu só fui conhecer ela em meados de 2012, que também foi quando eu comecei a postar minhas histórias lá e tirei elas do papel, literalmente. Acabei perdendo minha conta mais antiga lá, e a minha conta atual foi criada em 2013, se não me engano, e desde então sempre tenho publicado histórias por lá.
O Wattpad, por ser uma plataforma que tem escritores do mundo todo, faz com que o alcance da sua história acabe sendo um pouco reduzido, e hoje, com todas as moedas e assinaturas e tokens e todo o resto das compras via app, acabou afastando um pouco um público que não tem como custear.
Além disso, o Wattpad não dá grande destaque para escritores pequenos e para conseguir crescer lá você tem que ser bem nichado. Ainda assim, você vai precisar fazer uma divulgação pesada da sua história para conseguir ter algum pequneo reconhecimento.
O Wattpad, como plataforma, não é muito bom para você que nunca escreveu antes e que vai fazer histórias em gênero popular. Quanto mais popular for a área que você deseja escrever, menos leitores você vai ter.
Por outro lado, se o seu foco é em algo nichado demais, que não tem um fandom muito grande, você também não vai conseguir crescer muito no Wattpad logo de cara, pois não vai ter gente o suficiente para ler suas histórias.
Ser uma plataforma global faz do Wattpad a mais popular dentre todas, contudo, faz quem tá começando agora desanimar de escrever por falta de leitores, principalmente se você está começando lá agora.
Para mim que tenho conta há mais de 10 anos já é extremamente difícil conseguir leitores, imagine pra quem acabou de entrar? Ter que nadar para se destacar entre outras milhões de histórias semelhantes?
Caso alguém queira conhecer, meu perfil do Wattpad está nesse link. Não é lá muita coisa e tem bastante aleatoriedade, principalmente pois são várias fases da minha adolescência/inicio da vida adulta.
Uma função legal do Wattpad que pode ser um fator decisivo pra algumas pessoas na hora de decidir qual plataforma utilizar é que o Wattpad Permite que você adicione fotos ou vídeos no começo do capítulo, além de poder adicioná-los também no meio da história, portanto, se você pretende fazer uma história ilustrada ou deseja adicionar vídeos com músicas para servir de trilha sonora e enriquecer um pouco mais a sua história, isso é totalmente possível aqui.
Em resumo, pra mim, o Wattpad é, de longe, uma das plataformas mais difíceis para se conseguir destaque. Não conseguiria apagar minha conta lá, ou deixar de postar lá, simplesmente por que tenho muito apego sentimental a plataforma. Foi onde toda a minha vida como escritora começou e acho que é quase impossível pra mim sair de lá agora, depois uma década de histórias e memórias. Conheci muita gente legal, li muita história legal e ainda considero o Wattpad uma plataforma extremamente relevante, até porque, de lá estão saindo diversos escritores grandiosos, mas, não recomendo mais o Wattpad para quem quer começar do zero.
2 - Spirit Fanfics
O Spirit é minha segunda plataforma mais antiga. Tenho conta lá desde 2013 e você acha meu perfil nesse link aqui. Nele você vai encontrar praticamente todas as mesmas histórias que tenho publicadas no Wattpad, pois geralmente sempre tive o hábito de postar nas duas plataformas simultaneamente.
O Spiriti é uma plataforma que também tenho bastante carinho, é uma plataforma brasileira e o foco principal do Spirit, como o nome do site indica, sempre foram as Fanfics, contudo, de uns anos pra cá, houve um boom gigantesco na publicação de histórias originais e hoje é o gênero com mais histórias publicadas.
Se você quer publicar uma história original no Spirt você pode, tranquilamente, contudo, saiba que vai ter que competir com muitas outras e talvez a sua se perca no meio de milhares de histórias originais.
Já se o seu foco realmente é fanfic, o Spirit pode ser uma ótima pedida, principalmente se sua fanfic envolve Idols Orientais, em especial os do K-Pop ou fanfics focadas em animes, mangás e outras histórias japonesas, coreanas e chinesas.
O publico majoritario do Spirit é meio Otaku, e isso para mim não é nenhum problema, só é um detalhe a ser levado em consideração na hora de decidir se vai publicar sua história lá ou não.
Um estilo de história extremamente popular no Spirit são as OneShot, que são histórias com capítulo único, uma espécie de conto curto onde toda a narrativa é contada em um único capítulo.
É comum também que as pessoas que escrevem lá, criem livros físicos para suas fanfics. Como nunca fiz nada desse tipo, não sei muito a fundo como isso funciona, e nem mesmo se é legal, mas sei que existe e que diversos escritores de lá que fazem esse tipo de coisa e os leitores compram a versão física de suas fanfics favoritas.
Trazendo o ponto de ferramentas de escrita, o Spirit possui a opção de Notas do Autor, onde você pode, se quiser, adicionar uma nota no começo e no final da história. É possível também adicionar um arquivo de imagem no começo de cada capítulo.
De qualquer forma, o Spirit é uma ótima plataforma, tão fácil de usar quanto o Wattpad, ao meu ver, ambas as plataformas são bem simples e de uso bem fácil, você consegue entender bem rapidamente como funciona para publicar sua história lá e os editores de textos tem as funções básicas que se espera.
3 - Inkspired
Talvez uma das menos conhecidas dentre as plataformas citadas até agora, o Inks foi uma plataforma que conheci já no início da minha vida adulta, por volta de 2018, se bem me lembro.
O Inkspired é uma plataforma um pouco diferente das outras no sentido de organização. No Inks você precisa adicionar diversos detalhes da sua história antes de postar, possui diversas ferramentas de escrita, inclusive um app para Windows com funções de edição de texto bem mais completas que os seus concorrentes.
No Inks você também consegue participar de comunidades, postar micro ficções como se estivesse tweetando algo, partipar de desafios de escrita lançados geralmente a cada 1~2 meses e ter sua história verificada por moderadores da comunidade.
Se você quiser, até pode se tornar um desses moderadores e trabalhar voluntariamente para a plataforma (o que eu já fiz durante um tempo e foi até divertido, diga-se de passagem). Meu perfil lá você encontra nesse link e até algumas histórias exclusivas, que foram feitas apenas para desafios de escrita da plataforma.
Uma coisa que acho bem legal no Inks, apesar de ser pago, é a possibilidade de pagar para ter um leitor beta. Ao invés de ter que procurar por aí, a plataforma te conecta com leitores betas certificados. Você também pode pagar por diversos serviços voltados para aumentar o alcance da sua história e melhoria da sua escrita.
Meu perfil lá é esse aqui. Tenho poucas coisas que são excusivas por lá, pois na minha epóca de embaixadra do Inks, cheguei a participar de alguns desafios de escrita.
No geral, acho o Inks bem bacana, principalmente se você gosta de publicar históras originais, pois elas costumam ter uma boa aceitação, visto que as fanfics são comumente publicadas em outras plataformas.
Por enquanto é isso!
XoXo
Oque você acha do ao3 (archive of our own)?
ResponderExcluir