O que é fanfic?

 

O que exatamente são as fanfics

Fanfiction é um termo em inglês que significa "ficção de fã", ou seja, de forma resumida, é uma história criada por fãs de uma determinada obra. 
Atualmente o termo "fanfiction" costuma ser abreviado para "fanfic" ou "fic", porém todos continuam tendo o mesmo significado. 

Mas, o que exatamente é uma fanfic? 

Uma fanfic nada mais é do que uma história criada com base em outra história. Mas ai você pode pensar: isso é plágio! Então, é e não é. O plágio é quando você assina e vende uma obra ou parte dela sem a prévia autorização do autor e isso não é o que ocorre nas fanfics

Nas fanfics, o fã de uma obra (seja ela livro, filme, peças, etc.) irá "pegar emprestado" personagens, locais ou alguma outra parte da obra a qual ele é fã e a partir disso criar uma história completamente nova OU reescrever a história feita pelo autor. 

Apesar de parecer uma espécie de plágio, as fanfics não são plágio. Mas existe um porém: fanfics não podem ser comercializadas. Ou seja, você vai escrever e disponibilizar essa história na plataforma de sua escolha porém você não pode cobrar por ela, você não pode exigir um pagamento por mais capítulos ou qualquer coisa semelhante. A partir do momento em que você passa a cobrar por aquilo se torna um crime, já que você vai estar se utilizando da obra de alguém para lucrar e sem a autorização do autor original. 

Contudo, fanfics que são feitas utilizando celebridades, por exemplo, podem não se encaixar tanto nessa questão do plágio, já que: todo o universo é original e apenas os personagens são baseados em pessoas reais. E por serem pessoas reais o autor da fanfic, ao publicá-la como livro, corre o risco de receber um processo daquela pessoa por uso indevido da imagem dela. 

Uma coisa muito comum é autores que escrevem uma fanfic com alguma celebridade, ganham sucesso com aquela história e modificam algumas características físicas e nomes de personagens e então publicam a história como uma obra completamente original. Um exemplo bem conhecido de uma fanfic onde isso ocorreu é After, da autora estadunidense Anna Todd, que havia escrito uma fanfic com o cantor britânico Harry Styles e inspirada no livro "Cinquenta Tons de Cinza", e, o famoso livro da E.L. James também já foi uma fanfic! Inicialmente, a saga "Cinquenta Tons" era uma fanfic da Saga Crepúsculo, da Stephenie Meyer. 

Além disso, existem diversos relatos de autores conhecidos que iniciaram suas carreiras como escritores de fanfics, apesar de muitos jamais terem publicado como é feito hoje em dia, já que o surgimento das fanfics tal como conhecemos só foi possível com a criação da internet. 

Outro ponto a se levantar é que existem autores que detestam fanfics e as abominam. Alguns exemplos são a Anne Rice, autora das Crônicas Vampirescas, e George R.R. Martin, conhecido pelas Crônicas de Gelo e Fogo. Ambos dizem que as fanfics podem trazer diversos problemas para o autor em questões de direitos autorais e que os fãs que querem escrever deveriam escrever suas próprias histórias. 

Já outros como Neil Gaiman, autor de livros como Deuses Americanos e Stardust: o Mistério da Estrela, até incentivam, já que consideram toda forma de escrita válida, desde que os fãs não tentem lucrar em cima dos personagens e universos que ele criou. 

Falar de fanfic acaba se tornando bastante polêmico em diversos sentidos e por diversos motivos, mas ainda assim continua sendo uma forma de incentivo a leitura e a escrita, já que, muitos jovens começam a ler ou escrever fanfics e depois passam para as suas próprias histórias e para ler obras mais complexas e de autores mais clássicos. As fanfics, querendo ou não, acabam criando uma corrente maior de jovens leitores e escritores e dificilmente deixarão de existir. 

Comentários

  1. [ Falar de fanfic acaba se tornando bastante polêmico em diversos sentidos e por diversos motivos, mas ainda assim continua sendo uma forma de incentivo a leitura e a escrita, já que, muitos jovens começam a ler ou escrever fanfics e depois passam para as suas próprias histórias e para ler obras mais complexas e de autores mais clássicos. As fanfics, querendo ou não, acabam criando uma corrente maior de jovens leitores e escritores e dificilmente deixarão de existir. ]

    Aqui você foi luz! Eu amei esse trecho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TIPOS, TERMOS E SIGLAS DE FANFICS

Termos e Siglas de Fanfic - Parte 2

CAPAS PARA FANFICS NO PC (passo a passo)